A comunidade LGBTI, e simpatizantes da causa, em São Vicente, saem hoje, 14, às ruas em mais um apelo de respeito à diversidade sexual, bem como reivindicação de uma lei que criminalize práticas homofóbicas no país.
Com partida da Praça Dom Luís, em São Vicente, a comunidade LGBTI percorre as artérias de Mindelo para assinalar o Mindel Pride.
Além de apelar pelo respeito e dignidade da comunidade, a reivindicação é, uma vez mais, um pedido para a criminalização da homofobia em Cabo Verde.
Anitta Faiffer, presidente da Associação Gay Cabo-verdiana, pede que os governantes e deputados olhem para a comunidade e atendam as reivindicações de “longa data”.
“Esperamos que os senhores deputados e governantes ganhem consciência que também fazemos parte da nação cabo-verdiana e que nós também merecemos ser protegidos. Queremos mais atenção, ter uma lei que nos proteja e também que tenhamos mais apoios a nível da formação profissional”, avança Anitta.
A homofobia refere-se a atentados físicos e verbais contra pessoas LGBTIs, por parte de pessoas que discriminam a diversidade sexual. Anitta Faiffer entende que mesmo sem uma lei que criminalize a prática, a associação vai continuar a denunciar os casos junto dos organismos internacionais.