O mandatário nacional da candidatura de José Maria Neves a Presidente da República, Germano Almeida, oficializou, esta quinta-feira (12), a candidatura junto do Tribunal Constitucional, suportada por quatro mil assinaturas, cuja eleição ocorre a 17 de Outubro.
Trata-se da primeira candidatura a ser entregue formalmente seis dias antes do fim do prazo legal, que expira no dia 18. O mandatário Germano Almeida realçou o facto de o seu candidato ter conseguido organizar o processo “em tempo recorde”, a ponto de conseguir entregar a documentação, “não com mil pessoas como é regulamentado, mas com um máximo de quatro mil assinaturas”.
“Isso porque estamos num momento da vida nacional em que todos nós estamos à procura de mudança, algo que o Presidenta da República não terá por si só, mas que pode potenciar na medida em que tem poderes muito além do que a Constituição provenha”, disse Germano Almeida à Inforpress.
Na sua comunicação à imprensa, Germano Almeida lembrou que o Presidente da República tem ainda o poder de influência, que “necessita ser usado em Cabo Verde”, nos mais diversos domínios, particularmente, no sector da justiça e transportes, duas situações que na sua opinião, têm gerado “grandes crises” para o país.
Germano Almeida justificou ainda a entrega do máximo de assinaturas pela candidatura como um sinal de que “as pessoas estão com José Maria Neves”, uma vez que se trata de uma candidatura “necessária para o país”.
“Precisamos dar uma volta à nossa realidade, que não está a seguir os caminhos mais diretos e correctos”, afirmou.
Posto isso, o mandatário e a sua equipa entregaram nas mãos do presidente do Tribunal Constitucional o documento referente à candidatura de José Maria Neves, que reuniu quatro mil assinaturas.
A entrega, que foi acompanhada por uma batucada e vários jovens que carregavam as assinaturas, foi feita por uma delegação encabeçada pelo mandatário nacional da candidatura e que integrou um conjunto de mandatários concelhios, para as mulheres e para a juventude.
As candidaturas às eleições presidenciais devem ser apresentadas junto do Tribunal Constitucional até 18 de Agosto, 60 dias antes do escrutínio, em 17 de Outubro, conforme calendário publicado hoje pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
C/ Inforpress