A cidade do Mindelo acolhe até o próximo domingo, 15, a semana da moda – Academia de Moda Verão 2021, marcada por diversas actividades desde workshops, pintura corporal, desfiles etiqueta e protocolo maquilhagem entre outras ligadas ao mundo da moda.
O evento visa preparar os jovens com gosto e talento por esta área para oportunidades de construírem uma carreira internacional, segundo o promotor Hernany Moreira.
O programa contempla workshops de etiqueta e protocolo, com o professor Amílcar Morais, de body fashion com Jam Neguim, que irá da Praia, de auto-maquilhagem para passarela, ministrado por Hernany Moreira, e ensaios fotográficos nas ruas da cidade com o fotógrafo John Cruz com os modelos que estão inscritos na academia.
Na quarta-feira, 11, a Prassa 3 Boutique Hotel, na Rua de Lisboa contou com o primeiro desfile do evento. Hoje, quinta-feira, 12, um outro desfile será realizado no Palácio do Povo.
Segue na sexta-feira,13, um outro desfile, também de moda, no Le Metalo para apresentar propostas de boutiques, criadores e treinar os jovens aspirantes a modelo. O ponto alto deste evento será no dia 14, com a participação dos modelos num desfile na inauguração do Estúdio Mansa Floating Hub.
Iniciativa
Hernany Moreira explicou à Inforpress que, inicialmente, pretendia realizar um “concurso que iria premiar dois jovens com um contrato internacional, em colaboração com uma das maiores agências de Portugal, a Karacter Agency”. Porém, devido à pandemia e problemas de ligações aéreas, decidiu mudar de ideia e realizar a semana da moda academia de verão.
Moreira reconhece que o mercado da moda em Cabo Verde “quase não existe”, sublinhando que os jovens devem ter oportunidades internacionais pelo que se comprometem a realizar muitos eventos ligados a esta área para mudar este paradigma e elevar o patamar da moda cabo-verdiana.