Na abertura da semana da juventude, em Ribeira Brava, São Nicolau, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva destaca a “forte aposta” do governo na ilha, e na juventude, no sentido de travar a saída da população para outras regiões.
O governante adiantou ser necessário continuar na aposta no sector da juventude, de forma a diminuir a saída da população da ilha.
“Estamos a apostar nesta ilha para deixar de ser uma ilha que perde a sua população jovem, para ser uma ilha atrativa e, para isso, é preciso ter a economia a funcionar, criar oportunidades de emprego”, salientou.
O primeiro-ministro adiantou ainda que o governo quer continuar com a aposta na pesca, na indústria, na pequena indústria pesqueira, na agricultura e no turismo para criar mais condições e oportunidades de empreendedorismo.
“A melhor”
Já o ministro adjunto do primeiro-ministro para a juventude e desporto, Carlos do Canto afirmou que, até agora, a Ribeira Brava Capital Caboverdiana da Juventude é a “melhor” edição desta iniciativa e reafirma o compromisso do governo em criar oportunidades para os jovens.
“Nós temos uma juventude aberta para oportunidades e cabe ao Governo estabelecer políticas públicas que possam fazer surgir estas oportunidades para os jovens nos mais diversos sectores”, salientou.
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Martins, destacou a importância que a iniciativa Cidade Capital Caboverdiana da Juventude tem para o município.
“Para nós, é de extrema importância, dado que os nossos jovens se sintam incluídos diante daquilo que são as atividades que acontecem a nível nacional e internacional e a iniciativa para nós é um grande momento, sobretudo para dar atenção aos nossos jovens, traçando diretrizes para dar respostas às suas necessidades”, acrescentou.
A semana da Juventude e Ribeira Brava acontece sob o lema “Inovação Jovem para a Saúde Humana e Planetária”.
C/RCV