PUB

Saúde

Emprofac repõe alguns medicamentos essenciais de doentes renais

Alguns medicamentos que estavam em falta para doentes renais, na cidade da Praia, já foram repostos esta sexta-feira,6. A garantia é da Emprofac.

A Emprofac, recorde-se, é a instituição responsável pela importação e distribuição de medicamentos em Cabo Verde e esta reação surge após alguns doentes renais, em tratamento na cidade da Praia, terem procurado, o nosso online, no passado 31 de Julho, para relatar a sua preocupação, perante a ausência de “medicamentos essenciais”, nas farmácias da capital do país.

Entre os fármacos em falta estariam, segundo estes doentes, a vacina contra a Hepatite B, o Ferro, Calcitriol, Complexo B, entre outros.

Em comunicado remetido a esta redação, a empresa assegura que alguns destes medicamentos estão em stock e que outros, entretanto, estarão disponíveis brevemente.

“A vacina Hepatite B encontra-se em stock. Contudo, trata-se de um produto rateado no mercado internacional cuja aquisição nem sempre está disponível, pelo menos, não na quantidade solicitada”, explicou.

O Ferro em comprimidos é outro medicamento que já se encontra disponível, bem como a associação Ferro + Ácido Fólico e o Óxido Férrico Sacarosado, utilizado na hemodiálise, em solução injectável.

O Calcitriol, prossegue a mesma fonte, apesar de estar disponível, tem entrega prevista no corrente mês de Agosto.

Já o complexo B, que encontra-se em stock hospitalar, é destinado apenas ao sector público, informou, acrescentando que o mesmo medicamento, em xarope, está em stock.

“Apenas a forma farmacêutica solução injectavel é que se encontra indisponível de momento, contudo, o mesmo já se encontra no país em processo de desalfandegagem”, afirmou.

A EMPROFAC reforça o seu “firme propósito no fornecimento contínuo do mercado de medicamentos, apesar dos desafios pela pandemia da covid-19”.

PUB

PUB

PUB

To Top