PUB

Educação

Aulas arrancam a 1 de setembro para professores e 13 para os alunos

O proximo ano lectivo arranca a 1 de Setembro para os professores e a 13, do mesmo mês, para os alunos, com aulas presenciais.

Segundo a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Filomena Gonçalves, apesar de ainda estarem condicionadas pelos impactos da COVID-19, o governo decidiu adotar o processo de regresso à normalidade com o regime de aulas presenciais e a tempo integral, com carga horária completa.

Assim, os alunos terão aulas todos os dias, mediante cumprimento das regras sanitárias.

Filomena Gonçalves avançou ainda que o regime de aulas presenciais e a tempo integral, com carga horária completa, a ser implementado, terá como principais pressupostos a vacinação dos professores e funcionários e demais funcionários das escolas, bem como a manutenção e o reforço das medidas adotadas para conter a propagação da covid-19.

De entre outras novidades do ano lectivo 2021/22, que já se avizinha, consta a implementação do plano de recuperação das aprendizagens, que consiste em antecipação do início das aulas, o prolongamento do final do ano letivo e a redução das interrupções letivas – férias intercalares do Natal, Carnaval e Páscoa.

Também no sentido de recuperar os dois anos lectivos condicionados pela pandemia, Filomena Gonçalves falou em “ponderar, também, estender as aulas aos sábados, nos concelhos e nas escolas onde houve mais perda de conteúdos, nomeadamente no Concelho da Praia, onde as aulas do ano letivo 2020/2021 tiveram início cerca de um mês e meio mais tarde do que no resto do país”.

De salientar que Filomena Gonçalves fez estas declarações em uma conferência de imprensa na sequência do Conselho de Ministros que esteve reunido na quarta-feira.

No mesmo encontro foi também aprovado o Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes – 2021-2023, para melhorar a actuação do Estado nesta matéria.

PUB

PUB

PUB

To Top