PUB

Covid-19

Vacinação: “A princípio, praticamente não há contra indicações” para pessoas medicadas – DNS

O Diretor Nacional da Saúde, Jorge Barreto, reconhece que ainda há pessoas com dúvidas sobre a vacina e os seus efeitos em pacientes que fazem medicações diversas, mas garante que pessoas que estejam a fazer outras medicações podem ser vacinadas contra a covid-19.

Mesmo assim aconselha as pessoas a consultarem os profissionais especializados nas estruturas de saúde.

Jorge Barreto esclarece ainda que as grávidas, a partir de duas semanas já podem, e devem procurar as estruturas de saúde para serem vacinadas, bem como as pessoas que estão a amamentar os filhos, hipertensos, entre outros.

“Ainda há pessoas que têm dúvidas, por exemplo, pessoas que têm infeção por VIH, que pensam que não podem tomar a vacina, mas podem se vacinar, não há problema nenhum. As pessoas que têm hipertensão e que tomam medicamentos também acham que os medicamentos não são compatíveis com a vacina, podem sim tomar a sua vacina. E, álias, as equipas de saúde estão nos postos de vacinação precisamente para esclarecer as pessoas, mesmo assim as pessoas podem, junto com o seu médico assistente, pedir esclarecimentos e recomendações. A princípio, praticamente, não há contra indicações”, disse.

O Director Nacional da Saúde apela a que todos continuem a procurar a vacinação.

Dados atualizados da campanha de vacinação

Cabo Verde já tem um acumulado de 4.682 profissionais e trabalhadores de saúde vacinados com a primeira dose, correspondendo a mais de 100% do previsto, sendo que 4.063 já receberam a segunda dose, passando a estarem completamente vacinados contra a covid-19, segundo os dados atualizados da campanha de vacinação.

Já foram administradas um total de 158.404 doses da vacina de AstraZeneca e ainda sem ocorrências graves.

A ilha do Sal tem agora 18.528 pessoas com a primeira dose e Boa Vista passa agora para 6.287 pessoas com a primeira dose.

O país já tem um total de 41 959 idosos vacinados com a primeira dose, 1 179 militares com a primeira dose, 1 511 polícias vacinados, 11.250 doentes crónicos, 5.813 professores e pessoal de apoio às escolas e 4.310 profissionais hoteleiros ligados ao setor do turismo.

Desde que a campanha começou em Cabo Verde 163.551 pessoas já receberam a primeira dose e 22.086 tomaram a segunda dose de uma das vacinas contra a covid-19 existentes no país.

c/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top