A Câmara Municipal de Santa Cruz realiza nesta terça-feira, 3, uma conversa aberta sobre Carlos Alberto Silva Martins – Katchás.O evento enquadrado na “Semana de Katchás” faz parte de um conjunto de actividades para assinalar os 70 anos de nascimento do “Rei do Funaná”.
Foi a 8 de Agosto de 1951, que nasceu em Renque Purga, concelho de Santa Cruz, interior de Santiago, o guitarrista, compositor e líder do Bulimundo desde a sua fundação até 1986, Carlos Alberto Silva Martins, mais conhecido por Katchás.
O músico que realizou a maior revolução no campo musical em Cabo Verde, fazendo do funaná, juntamente com a morna e a coladeira, um dos gêneros mais importantes da música cabo-verdiana, completaria no próximo dia 8 de Agosto os seus 70 anos, se fosse vivo.
Em sua homenagem, e para recordar o seu aniversário, carreira e contributo na música e cultura cabo-verdiana, a Câmara Municipal de Santa Cruz tem a decorrer um conjunto de actividades culturais.
As actividades iniciaram no domingo, 1 de Agosto com uma Arruada ao som de guitarra.
Nesta terça-feira, 3, o Centro Katchás vai acolher uma conversa aberta sobre Carlos Alberto Silva Martins, ministrada por Ciso de Ponta Achada e Madala. O evento acontece às 15h30.
Já na quarta-feira,4, os vereadores e directores da cultura dos municípios da ilha de Santiago estarão em um encontro na Casa Djarakunda, no âmbito do mesmo evento.
“Workshop de Guitarra: Técnicas de Katchás com Manuel de Candinho e Yuri Silva”, abertura de uma Escola de Música em Cancelo, Stand Up Comédia com CVtep são outros eventos para os próximos dias.
No último dia, 8, dia do aniversário do Katchás, será colocado uma coroa de flores no memorial do artista presente no concelho, para além do lançamento da obra “A Vida e Obra de Katchás” e um concerto intimista no final da tarde.