PUB

Política

São Vicente: JMN promete construção de um Palácio de Exposições e Artes

O candidato a Presidente da República, José Maria Neves, diz que, caso for eleito, vai mobilizar recursos para construir um Palácio de Exposições e Artes no Mindelo.

JMN, que falava durante um encontro com artistas de várias vertentes da cultura, na ilha de São Vicente, afirmou que um Palácio de Exposições e Artes traria uma riqueza a nível da cultura, porque teria um espaço para o Carnaval, outro para exposição das artes plásticas e outro para espetáculos.

Esta ideia, adiantou, surgiu quando visitou a exposição Akuaba, de Carlos Morbey Silva, no Palácio do Povo.

“Fiquei admirado com tamanha audácia, com a grandeza daquela exposição, com essa pessoa que teve a iniciativa de fazer isso e de descobrir a África e trazer a Cabo Verde”, explicou o candidato, reiterando que “o Palácio do Povo em São Vicente deve ser devolvido à presidência, para acolher as reuniões do Conselho da República, que deverá se reunir pelo menos três vezes ao ano, e não somente para marcar a data das eleições”.

Por outro lado, o candidato lembrou que Cabo Verde é “um laboratório”, por receber “o encontro de culturas e de civilizações” e por ter criado “uma grande riqueza que é a língua cabo-verdiana”, portanto, deve-se valorizar mais a língua cabo-verdiana, a música, a dança, o teatro, as artes plásticas, os poetas e romancistas.

Neves ainda lançou a ideia de “atribuir, durante a Semana da República, três prémios anuais, um das artes, outro nas ciências sociais e o terceira nas ciências exatas para estimular a investigação nessas áreas”, como também a ideia de organizar um “encontro das cidades patrimónios mundiais e outra dos pequenos estados insulares no mundo”.

José Maria Neves, ainda garante que se for eleito, terá uma “voz forte” para evitar que o Estado utilize os dados dos cidadãos para condicionar politicamente as pessoas e garantir o voto.

No quadro da sua visita a São Vicente, o candidato às presidenciais de outubro, manteve encontros com diferentes sectores da sociedade civil, participou no fórum das mulheres que decorreu no formato online, reuniu-se com a comunidade empresarial, no Mindelo, e encontrou-se com moradores de diferentes bairros de São Vicente.

Depois de São Vicente, José Maria Neves viaja para São Nicolau e deverá também ir às comunidades na diáspora cabo-verdiana.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top