O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, durante a cerimónia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Brasil, declarou que a língua portuguesa “é uma língua que foi cada vez mais apropriada e reconstruída e afagada pelos deuses”.
O Chefe do Estado cabo-verdiano, que falava à margem da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa,em São Paulo, Brasil, considera que a língua portuguesa expandiu da Europa para a América Latina, África e Ásia e foi sendo “recriada através de falas, diferentes sotaques”.
“É uma língua que é de nós todos, dos portugueses, dos brasileiros, mas também é a língua que é partilhada cada vez mais por milhões de angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos, são-tomenses, timorenses, guineenses, e também por muitas comunidades nossas espalhadas pelos quatro cantos do mundo” declara Fonseca.
Instalado na histórica Estação da Luz, no centro da cidade brasileira de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa foi reconstruído após um incêndio ocorrido em dezembro de 2015.
O museu da Língua Portuguesa no Brasil é um dos primeiros a ser totalmente dedicado a um idioma no mundo.
A reconstrução do museu teve como patrocinador principal a EDP Brasil, seguida da Globo, do Itaú Unibanco e da companhia Sabesp, contando ainda com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal brasileiro, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
C/Inforpress