PUB

Covid-19

EUA: Revelados documentos sobre a variante Delta 

Estudo feito nos EUA (Estados Unidos da América) revela que todos os infectados com a variante Delta de COVID-19 contaminam mais oito pessoas, o que a torna tão transmissível quanto à Varicela.

A variante Delta do novo Coronavírus – escreve o portal pt.euronews.com -, é tão contagiosa como a Varicela, provavelmente, provoca uma Doença mais grave e os casos entre vacinados podem ser tão transmissíveis como entre não-vacinados.

Documentos do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, ressaltam que “a guerra mudou”, por causa da variante Delta.

Uma das conclusões mais relevadoras é que os surtos em pessoas vacinadas são altamente contagiosos, de acordo com dados de estudos anteriores e uma nova análise de um surto em Provincetown, Massachusetts.

Os especialistas baseiam-se num número chamado “Limiar do Ciclo” (CT), que indica quanta carga viral uma pessoa tem. Quanto menor o número, maior será a carga. Em Provincetown, “não houve diferença nos valores médios de CT em casos vacinados e não-vacinados”, segundo os documentos.

Os CDC divulgaram, sexta-feira, 30, um Relatório Preliminar sobre um Evento de Super-Transmissão, no qual quase três quartos das pessoas estavam vacinados. O surto coincidiu com as festividades de 4 de Julho – aniversário  da Independência dos EUA -, com uma quantidade de infectados que disparou para 900.

Porém, ao contrário de outros surtos, houve apenas sete hospitalizações, e nenhuma morte foi registada até à data.

O documento dos CDC também indica que as infecções não são tão raras quanto se pensava anteriormente. Actualmente existem “35 mil infecções sintomáticas por semana, entre 162 milhões de americanos vacinados”.

Tão transmissível como a Varicela

Ao olhar para outros países, percebe-se que, embora o vírus original SARS-CoV-2 fosse tão contagioso como uma gripe comum, todos os infectados com a variante Delta infectam outros oito, o que a torna tão transmissível como a Varicela, mas menos do que o Sarampo.

Relatórios do Canadá e da Escócia também sugerem que a variante Delta pode ser mais grave, com maior probabilidade de levar à hospitalização. Também em Singapura foram registadas maiores índices de internamentos e mortes.

As estimativas da eficácia da vacinação variam por País, mas os CDC consideram que o risco de Doença grave ou morte é reduzido em dez  vezes ou mais nos vacinados e o risco de infecção é reduzido em três vezes ou mais, o que equivale a uma eficácia de, pelo menos, 90 por cento (%) contra casos graves e mortes, e, pelo menos, 67% contra infecções.

PUB

PUB

PUB

To Top