PUB

Covid-19

Portugal: Certificado Digital ganha mais força e restrições são aliviadas

Portugal vai ter um pequeno “Dia da Liberdade”, no próximo domingo, 1 de Agosto, quando entrarem em vigor as novas regras definidas pelo Governo, em Conselho de Ministros.

Com base nos conselhos dos especialistas escutados, na terça-feira – avança pt.euronews.com -, na Reunião do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde) e na evolução positiva da vacinação, o Executivo luso, comandado por António Costa, decidiu, quinta-feira, 29, aliviar as restrições em vigor, para manter a contenção do SARS-CoV-2 naquele País Europeu.

Em contrapartida, o Governo de Lisboa acentuou a força do “Certificado Digital COVID-19”, o Documento de abrangência Europeia que comprova a vacinação completa contra o novo Coronavírus, a recuperação da Doença ou a existência de um Teste PCR, dentro do prazo de 72 horas.

Vamos procurar controlar a Pandemia e garantir a retoma da actividade, de forma gradual, acompanhando o ritmo da vacinação completa da população”, afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, antes de explicar as três fases previstas para o novo Processo de Desconfinamento, que começa domingo.

Costa explicou que as Autoridades de Saúde vão “passar a conduzir a Gestão da Pandemia, em função da Taxa de Vacinação da População”.

“Prevemos que, no dia 1 de Agosto, 57 por cento (%) da população esteja completamente vacinada [com duas doses, no caso das vacinas que disso necessitam], que venhamos a atingir os 71% de vacinação completa, no início de Setembro, e que, em Outubro, atinjamos 85% da população com vacinação completa”, detalhou António Costa, revelando, desde logo, as datas para a evolução das três fases.

E prossegue: “Deixarão de ser aplicadas medidas diferenciadas em função da situação em cada Concelho, passando as medidas a ter dimensão Nacional”, justificando o alargamento com a homogeneidade territorial da Taxa de Vacinação e a variante Delta do vírus ser, também, predominante por todo o Território, mas, também porque, o

Período de Férias gera grande mobilidade inter-concelhia e inter-regional.

São também eliminadas “as limitações horárias às actividades, pelo que o Comércio, a Restauração e os Espetáculos poderão retomar horários até às duas horas” da mardugada.

Na véspera do arranque desta Primeira Fase, a Super-Taça de Futebol entre o Sporting e o Sporting de Braga, em Aveiro, já vai poder contar com 66% de público no Estádio, numa antecipação devidamente autorizada.

PUB

PUB

PUB

To Top