O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca recebe hoje, quinta-feira,29, o título de distinção Doutor Honoris Causa pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Esta é a segunda distinção de Jorge Carlos Fonseca no Brasil sendo que em 2019, recebeu uma similar, atribuída pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais.
No âmbito deste título atribuído, Jorge Carlos Fonseca, realizou de acordo com os procedimentos, “uma comunicação, uma espécie de uma aula”, de 30/35 minutos, sobre Cabo Verde e o Brasil.
“É uma comunicação com componentes das histórias de Cabo Verde e do Brasil. Vou referir-me, por exemplo, a eventos que têm a ver com uma antiga reivindicação de uma possível pertença de Cabo Verde ao Brasil”, disse o Chefe do Estado cabo-verdiano, citado pela Inforpress.
De entre outros assuntos, o presidente da República não excluiu falar das influências culturais várias de Cabo Verde relativas ao Brasil e vice-versa, falando também “um pouco” da música, da literatura, dos hábitos e da gastronomia, bem como das relações políticas mais recentes e “dar um pouco a conhecer de Cabo Verde aos brasileiros porque não somos muito conhecidos no Brasil”.
A distinção vem juntar-se aos doutoramentos honoris causa recebidos pela Universidade de Lisboa, Portugal (2017), Universidade Portucalense, Portugal (2021), Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil (2019), Universidade Cheikh Anta Diop, Senegal (2019), além de outras distinções como a Medalha de Honra pela Universidade de Hradec Králové, na República Checa (2016), Diploma de Honra e Mérito, da Universidade ‘Colinas do Boé’, na Guiné-Bissau (2021) e a Medalla Ius et Iustitia, da Faculdade de Direito da Universidade de Huelva, em Espanha (2020).
C/Inforpress