Inicia hoje, 27 de julho, na cidade de Assomada, uma sessão de capacitação, em Educação Financeira e em Elaboração e Gestão de Projetos, destinada aos jovens líderes de associações e associados da região de Santiago Norte e Maio.
O evento realizado no âmbito do programa Youth Connect-CV, cuja duração prevista é de cinco dias, “visa promover o empoderamento dos líderes juvenis e os seus associados, de forma a estimular o empreendedorismo social”.
A capacitação destina-se a jovens líderes associativos e membros de associações com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos.
Conforme uma nota enviada ao a Nação, um estudo realizado em julho de 2020, constatou que os líderes associativos e seus associados têm um fraco domínio em elaboração e gestão de projetos, assim como na elaboração de relatórios e prestação de contas, o que tem “limitado uma intervenção mais ativa com respostas inovadoras, adaptados às necessidades das comunidades e dos jovens”. Deste modo, os promotores garantem que esta sessão de capacitação vem dar resposta a esta necessidade.
A capacitação que se inicia hoje no Liceu Amílcar Cabral, no município de Santa Catarina de Santiago, tem a duração de cinco dias e é realizada pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), com o apoio do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA.