Sandrine Billiet fez história ao conseguir a primeira vitória de sempre de Cabo Verde no judo nos Jogos Olímpicos. A judoca venceu o combate contra a atleta do Usbequistão, Khojieva Farangiz, Porém, na ronda seguinte perdeu diante da francesa Clarisse Agbegnenou.
A judoca, Sandrine Billiet, esteve em destaque, esta madruga em Tóquio, ao vencer o seu primeiro combate nos dessaseisvos de final contra a usbeque, Khojieva Farangiz, na categoria – 63 kg.
Billiet precisou de apenas 1min: 26s para derrotar Farangiz, por “ipon” (vitória perfeita), num combate que começou à uma hora da manhã, no horário de Cabo Verde.
Entretanto, nos oitavos de final, no seu segundo combate da madrugada, a cabo-verdiana acabou por perder para judoca francesa, campeã do mundo e candidata à medalha de ouro nestes Jogos, Clarisse Agbegnenou.
Nas redes sociais o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) já felicitou a prestação da atleta de 31 anos.
“Isto é história para o desporto nacional. Parabéns Sandrine. Estamos orgulhosos por isso”, escreveu o COC na sua página oficial no Facebook.
O próximo atleta do “Team Cabo Verde” será o nadador, Troy Pina, para competir nos 50 metros livres, no Centro Aquático da capital japonesa. Prova agendada para esta quinta-feira, 30, às 9h00 da manhã (hora de Cabo Verde).
Recorde-se que Cabo Verde está representado por seis atletas em Tóquio, sendo eles os nadadores Troy Pina e Jayla Pina, a judoca Sandrine Billet, a ginasta Márcia Lopes, o pugilista David de Pina e o velocista Jordin Andrade. Esta é a maior delegação cabo-verdiana de sempre nos Jogos Olímpicos.