O livro “Tiago, uma vida”, organizado pelos filhos Umai, Yara, Tiago e Fábio, em homenagem ao antigo futebolista praiense , Tiago Pedro Amadeu, vai ser apresentado, nesta quarta-feira, 28, na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia. Trata-se de uma homenagem para perpetuar a história do pai que muito contribuiu para o desporto cabo-verdiano, directamente da cidade da Praia.
“Tiago, uma vida” é uma compilação de 70 testemunhos de colegas, amigos, vizinhos e familiares que conheceram e conviveram com Tiago Pedro Amadeu, natural da Achada de Santo António (na Praia), que foi futebolista dos principais clubes capitalinos, nas décadas de 60 e 70 (do Século passado).
A obra, de 140 páginas, foi prefaciada pelo Padre António Ferreira (Pe. Ima) e conta com o posfácio de José Maria Semedo, docente e investigador.
A ideia da sua feitura insere-se – segundo os organizadores -, nos “modestos esforços” para perpetuar o legado do falecido atleta.
“É uma singela e digna homenagem a um homem simples, cujo legado nos serve de repositório consultivo e orientador de valores e condutas irrepreensíveis na vivência humana”, escrevem.
A apresentação da obra estará a cargo de António Ludgero Correia e de Domingos Júnior.
Contributo de Tiago
Durante o seu trajecto, Tiago esteve sempre intimamente ligado à promoção e à afirmação do Desporto cabo-verdiano, mais concretamente, ao Futebol.
Afirmou-se como uma das figuras sonantes e incontornáveis da Época, tendo jogado nas principais equipas da Capital cabo-verdiana, com destaque para: o Boavista FC, o Sporting CP e a Associação Académica da Praia, nas décadas de 60 (final) e de 70 do Século XX.
Do mesmo passo, destacou-se nos campeonatos de subúrbios, tendo alinhado na “famosa” Equipa “Holanda”, de Lém-Cachorro.
Os jogos de subúrbios deram a Cabo Verde e à Cidade da Praia exímios futebolistas e Tiago era um deles, impondo-se pela velocidade, força e talento que todos lhe reconhecem.