O incêndio na Califórnia, nos EUA (Estados Unidos da América), já dura há quase um mês e já destruiu uma área equivalente à Cidade de Chicago. Os mais de cinco mil bombeiros lutam contra as chamas e contra o Clima que acabou por surgir na Zona deste mega-incendio: céu laranja, com muito fumo, calor, seca extrema e vento contínuo.
“Há uma grande probabilidade de as colunas de fumo desenvolverem o que chamamos de pirofórica (nuvem)”, disse o especialista em Comportamento do Fogo, Dennis Burn, numa mensagem de vídeo postada na Página do “Facebook” da Floresta Nacional de Lassen – a que o pt.euronews teve acesso.
O incêndio “Dixie”, em Butte County, a Norte de Sacramento, voltou a ganhar terreno, no sábado, e só 21 por cento (%) é que foi controlado, no dia seguinte, de acordo com o Departamento de Silvicultura e Protecção Contra Incêndios da Califórnia.
O incêndio de “Dixie” acabou por se juntar a outro, na noite de sábado, e os Bombeiros têm lutado para conter as chamas, que provocaram transferências de populações – e não só! -, em várias comunidades.