Apesar de ter concluído a sua série no terceiro posto, a nadadora cabo-verdiana, Jayla Pina, não conseguiu ficar entre os 16 melhores tempos, depois de concluídas todas as seis séries da prova dos 100 metros bruços femininos.
Jayla de Pina foi a primeira atleta do “Team Cabo Verde” a entrar em cena nos Jogo Olímpicos que decorrem em Tóquio no Japão. A nadadora de 17 anos concluiu a sua série nos 100 metros bruços em terceiro lugar, com o tempo de 1min, 16s e 96 centésimos. Prova que teve lugar às 9h34 deste domingo.
Porém, com este resultado a nadadora não garantiu a presença na meia-final dos 100 metros bruços femininos. Pois, o tempo feito pela atleta acabou por não ser o suficiente para passar à fase seguinte, após serem realizadas todas as seis séries da competição.
Segundo as regras da prova olímpica dos 100 metros bruços femininos, passam à fase seguinte apenas os 16 melhores tempos realizados em todas as séries, sendo que Jayla Pina ficou-se pelo quadragésimo melhor tempo na geral.
Ainda assim, a nadadora cabo-verdiana de 17 anos sai de cabeça erguida da competição após uma excelente prestação nas piscinas de Tóquio.
A próxima a atleta a entrar em ação com as cores nacionais será a judoca Sandrine Billiet, na próxima terça-feira, 27, à 1 hora da manhã em Cabo Verde, na categoria de menos 63 kg, para defrontar Khojieva Farangiz, do Uzbequistão.
Recorde-se que Cabo Verde está representado por seis atletas em Tóquio, sendo eles os nadadores Troy Pina e Jayla Pina, a judoca Sandrine Billet, a ginasta Márcia Lopes, o pugilista David de Pina e o velocista Jordan Andrade.
Esta é a maior delegação cabo-verdiana de sempre nos Jogos Olímpicos.