PUB

Santiago

Protesto: Doentes renais na Praia exigem transferência para São Vicente

O Hospital “Dr. Baptista de Sousa” (HBS), em São Vicente, já está “devidamente preparada”, no tocante a Recursos Humanos, para aumentar o número de sessões diárias de diálise e receber mais pacientes, garantiu esta quarta-feira, o Ministério da Saúde. O posicionamento surge na sequência de uma manifestação, ocorrida no mesmo dia, na Cidade da Praia, com os pacientes em tratamento de diálise que aguardam transferência para a Região Norte do País.

São 32 doentes renais de Barlavento que residem, neste momento, na Cidade da Praia, e recebem tratamento no Centro de Diálise do Hospital “Dr. Agostinho Neto”.

Dizem estar a viver em condições precárias na Capital do País, e querem ver cumpridas as promessas de que seriam transferidos desde o mês de Março.

Apesar de, segundo os mesmos, estarem a ser tratados “muito bem” pela Equipa Médica, na Cidade da Praia, alegam estar a sofrer longe das respectivas famílias.

Reacção

Em nota enviada à Comunicação Social, o Ministério da Saúde sublinha que “pela complexidade da situação clínica dos pacientes renais submetidos a diálise, o processo de transferência exige que sejam acauteladas todas as condições logísticas e de tratamento”.

A mesma fonte informou que, desde que o Serviço de Diálise no HBS entrou em funcionamento, 22 doentes foram transferidos e que está a envidar esforços para criar as condições de transferência dos restantes pacientes.

Após Manifestação dos pacientes, os mesmos foram recebidos pelo Ministério da Saúde, na tarde de quarta-feira, 21, que assegurou que, “muito em breve”, o Processo de Transferência será efectivado.

PUB

PUB

PUB

To Top