PUB

Política

São Vicente: Câmara Municipal lamenta falecimento de Dona Loutcha

A Empresária Maria da Luz Lopes, fundadora e proprietária do Residencial-restaurante Chez Loutcha “Chez Loutcha”, faleceu esta terça-feira, 20, vítima de doença prolongada, na cidade do Mindelo. 

Em nota de pesar endereçada à família e aos colaboradores da empresária, a Câmara Municipal da ilha do Monte Cara, assegurou ser com “profundo pesar” que tomou conhecimento da morte da Maria da Luz Lopes, conhecida em São Vicente por Dona Loutcha, que “muito contribuiu para o desenvolvimento da ilha”. 

A empresária foi proprietária do Residencial-restaurante Chez Loutcha, uma das primeiras residenciais existentes na cidade do Mindelo, muito conhecida pelas suas tocatinas nas noites mindelenses.

Nascida em São Vicente em 1936, “Loucha”, viajou com a mãe, segundo informações do ‘site’ do Chez Loutcha, pela primeira vez para Santo Tomé e Príncipe, em 1952. Em 1956, regressou para Cabo Verde, voltando a emigrar no ano seguinte para o Senegal, onde fundou a sua primeira casa Chez Loutcha, conhecida como uma das embaixadoras da cultura cabo-verdiana naquele país.

Em 1986, de volta São Vicente, fundou uma filial da Chez Loutcha na zona de Monte Sossego e em 1992 inaugurou o “Restaurante- Residencial Chez Loutcha” na Rua do Coco, centro da cidade do Mindelo, um local especializado em comida euro-africana e música cabo-verdiana.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top