As campeãs nacionais já se encontram em São Vicente para disputar a qualificação da Zona A da UFOA da Liga dos Campeões Femininos, que arranca este sábado (24). As equipas adversárias, A.S. Mandé, A.S. Dakar Sacré Coeur e Determine Girls F.C. chegam a Mindelo durante a tarde.
O Estádio Adérito Sena em São Vicente é o palco, de 24 a 30 de julho, das partidas eliminatórias da Zona A da União das Federações da África Ocidental (UFOA) para a Liga dos Campeões Femininos CAF Egito’2021.
A equipa do Seven Stars, que chegou a Mindelo esta manhã, terá a honra de abrir o torneio diante das campeãs do Mali, A.S. Mandé de Bamako, no próximo sábado às 16h00.
No último treino, ontem no Estádio Nacional, na Praia, a lateral do “Seven”, Varsénia da Luz, disse que equipa está “bem preparada”, pois tem trabalhado duro e “sentem-se muito confiantes” para dar tudo para engrandecer o futebol feminino cabo-verdiano.
No que lhe concerne, o treinador Gilson Rocha garantiu que a equipa está tranquila, embora reconheça a exigência desta competição.
“Somo quatro clubes no grupo e são apenas três jogos entre si. O objetivo é vencer, mas para isso há que manter o foco e dar o nosso máximo”, destacou o técnico.
A qualificação da Zona A da UFOA será disputada na forma de um minicampeonato, no sistema “todos contra todos” em apenas uma mão. No final o clube com maior número de pontos será coroado como o campeão representará a região na primeira edição da Liga dos Campeões Femininos CAF, prova a ser disputada no Egito, em novembro.
As restantes três equipas grupo de qualificação, A.S. Mandé, A.S. Dakar Sacré Coeur e as Determine Girls FC, chegam a São Vicente, na tarde desta quarta-feira num voo proveniente de Dakar.
Segundo o diretor-executivo da UFOA, Gerson Melo, a logística para o arranque da prova no sábado já está “quase tudo pronto”, desde das questões de alojamento e transportes aos aspetos relacionados com a segurança.
Melo destaca, ainda, o facto de esta competição marcar o regresso do futebol internacional ao Estádio Adérito Sena “praticamente novo”, por isso, “as condições estão reunidas para bons momentos de futebol feminino”.
Porém, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, todas as seis partidas da fase de qualificação da Zona A da UFOA da Liga dos Campeões Femininos serão à porta fechada.
C/RCV