São Tomé e Príncipe aguarda a publicação dos resultados das Eleições Presidenciais, que tiveram lugar este domingo, naquele País Lusófono do Golfo da Guiné. O porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional, Victor Correia, garante que a divulgação dos dados será feita esta segunda-feira, 19.
Os resultados das Eleições devem ser conhecidos esta segunda-feira, garante o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional, Victor Correia – citado por rfi.fr.
Os são-tomenses foram chamados, domingo, 18, às urnas, para escolher o novo Chefe de Estado do País, entre 19 candidatos.
Ainda não são conhecidos dados referentes à taxa de abstenção.
Esta Eleição Presidencial decorreu num contexto de Pandemia de COVID-19. Deste modo, à entrada das mesas de voto, os eleitores foram obrigados a desinfectar as mãos com gel alcoólico e só votou quem usou máscara de protecção facial.
Interrogados sobre o que esperam do novo Chefe de Estado, os eleitores aguardam que o novo Presidente da República seja capaz de unir a Nação, cooperando com o Governo para o desenvolvimento do País.
Mais de 123 mil eleitores são-tomenses foram chamados às urnas. Trata-se da Eleição mais concorrida de sempre, na História de São Tomé e Príncipe.
As Eleições contaram com quatro missões de observação, a saber: da União Africana, Comunidade Económica dos Estados da África Central, Estados Unidos da América e Japão.