A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha) entregou arcas frigoríficas a 20 peixeiras, das comunidades de São João Baptista e Porto Mosquito, para ajudá-las no processo da conservação dos seus pescados.
A representante da Associação das Peixeiras de Porto Mosquito, Nair Lopes, considera – citada pela Inforpress -, que esta medida “é de grande ajuda”, uma vez que que, a partir de agora, as famílias beneficiadas vão estar melhor preparadas para garantirem a conservação dos pescados.
Lopes considera, ainda, que “é uma grande ajuda”, uma vez que arcas frigoríficas são essenciais para o Sector. “Aqui, a maioria das peixeiras necessitam de ter uma arca, porque, como sabemos, a nossa Comunidade é Piscatória e, durante a época alta, não temos a possibilidade de conservar o pescado, pelo que, muitas vezes, recorremos a terceiros para conservar os nossos pescados, mas, a partir de agora, podemos fazer isso na nossa própria casa”, sustenta.
O Edil da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, defende que, “sendo uma Época Alta, em relação à Pesca, esta foi uma forma que encontramos para apoiar as famílias da Comunidade”, remarcando que, muitas peixeiras têm usado arcas de outras pessoas para conservarem o seu pescado, pelo que, esta iniciativa vai contribuir para a promoção do empoderamento das famílias locais.