Com a vitória do Uganda diante de Marrocos por 77-65, ontem em Rabat, a seleção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina qualificou-se automaticamente para a ronda final do FIBA Afrobasket 2021.
A seleção cabo-verdiana, que estava em estágio no Tarrafal de Santiago, regressa hoje (09) à cidade para preparar a sua participação no Afrobasket, pois, a derradeira partida com o Uganda, prevista para 17 do corrente, já não será disputada.
Com a derrota do Marrocos, na noite de ontem, frente aos ugandeses ficam apurados no “Grupo E” o Egipto, o Uganda e Cabo Verde para a fase final do Afrobasket. A maior competição de basquetebol de seleções africanas será disputada em Kigali, no Ruanda, de 24 de agosto a 5 de setembro.
Em declarações à RCV, o selecionador nacional, Mané Trovoada, disse que a qualificação foi merecida.
“Era isso que esperávamos (…) penso que os rapazes mereciam este apuramento. Sofremos muito, tivemos muitos jogos em que competimos apenas com oito atletas, mas trabalhamos muito e acreditámos”, afirmou o selecionador.
Assim sendo, com a presença garantida no Afrobasket 2021, Cabo Verde fica no “Grupo A” da competição, com as seleções de Angola, R. D. Gongo e os anfitriões, o Ruanda.