Cerca de seis meses após o término do programa e três após entrega de todas as facturas proformas, os vencedores da segunda edição do Startup Challenge – competição nacional de empreendedores, ainda não receberam o kit de auto emprego, oferecido pelo IEFP e avaliado no montante máximo de 200 mil escudos.
A situação foi denunciada a este jornal por um participante do programa, que estranha o facto de já ter sido lançada a terceira edição, sem que os vencedores da edição anterior tenham recebido o prémio.
Segundo a mesma fonte, que escolheu manter-se em anonimato, todas as facturas proformas foram entregues três meses após o término do concurso e diz que já há colegas cujos equipamentos encomendados estão a ser vendidos para outras pessoas devido a este atraso no seu levantamento.
Problemas orçamentais
Contactado, o BIC – Business Inovation Center, promotor do concurso, explica que o atraso está relacionado com um problema orçamental do parceiro, no caso o IEFP, mas que, entretanto, está a ser resolvido e prevê a sua solução dentro de dois meses.
“O IEFP, devido a problemas orçamentais, ainda não conseguiu fazer o desembolso do montante para cobrir os prémios. Foi falado com o pessoal e explicado qual era a situação. Inclusive, há alguns dias, o IEFP voltou a assinar o acordo com o Governo e o desembolso deve acontecer dentro de meses”, explicou o gestor do BIC, Samir Pereira.
Samir Pereira acredita que o pessoal está sendo um pouco precipitado, uma vez que o processo deve e vai seguir o seu curso normal.
“Estamos a falar, portanto, de um atraso de três meses na disponibilização do prémio, devido a esse problema de orçamento, que está a ser resolvido. Agora é uma questão de aguardarem”, precisou.
O concurso
O Startup Challenge é actualmente a maior competição nacional de empreendedorismo. Oferece aos jovens a oportunidade de melhorar os seus conhecimentos sobre como escolher, planear e iniciar um negócio através dum processo competitivo e de acompanhamento.