PUB

Desporto

FCF: Eleição dos novos órgãos sociais adiada para 2022

Inicialmente marcada para outubro próximo, a eleição de novos órgãos sociais da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) foi adiada para o próximo ano, devido à participação da seleção nacional no CAN.

A proposta do adiamento da assembleia-geral ordinária da FCF, onde seriam eleitos os novos órgãos sociais daquela organização, foi avançada pela Associação Regional de Futebol do Fogo, aprovada em assembleia-geral realizada no sábado (03). Como base da decisão está a “necessidade de se preparar para a participação no CAN previsto para janeiro de 2022”, nos Camarões. Porém, a FCF alerta que esta possibilidade ainda precisa ser consultada junto à FIFA.

A assembleia-geral, do passado fim-de-semana, aprovou também os novos estatutos da FCF com os 11 votos a favor, sendo que a Associação Regional de Futebol da Brava que não se fez representar na plenária.

Nos novos estatutos as obrigam Federações nacionais a adequarem os respetivos estatutos a um modelo padrão definido pela FIFA, “um compromisso de respeito pelos direitos humanos internacionalmente reconhecidos, a não discriminação e igualdade”, esclareceu a FCF.

Além disso, alteração estatutária incentiva a igualdade do género, a neutralidade e a independência nacional, a representatividade na assembleia-geral de dois delegados por cada associação, e a representatividade dos delegados das associações de classe dos treinadores, árbitros e jogadores da liga de clubes.

Enquadram-se nesta alteração a existência do “Conselho Fiscal e de Compliance”, que engloba o comité de ética, as comissões eleitorais e o conselho fiscal, com o mandato do presidente de três anos.

O código eleitoral, o código de ética, o regulamento de licenciaturas de clubes e regulamento de estádios para competições regionais e nacionais foram também aprovados nesta assembleia-geral da FCF.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top