PUB

Cultura

Devido à muita procura: Manuel Veiga reedita “Caboverdiano em 45 Lições” 

O professor universitário, escritor e linguista Manuel Veiga apresenta, nesta quinta-feira, 8, na Praia, a segunda edição do “Caboverdiano em 45 Lições”,  Gramática do Crioulo, lançada, pela primeira vez, em 2002. 

O Evento acontece no maro das celebrações do 46º Aniversário da Independência Nacional, estando marcado para às 17H30, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia.

Segundo Manuel Veiga, a reedição da obra deve-se à muita procura, por parte dos leitores.

Além de uma “cuidada revisão de estudo gramatical”, a Gramática Crioula conta, agora, com mais três anexos (novos): o primeiro, que fala do “Processo de Afirmação da Escrita do Crioulo do Séc. XIX à Actualidade”; o segundo, que apresenta as “Seis Regras de Acentuação no Crioulo (R1-R6); e o terceiro, que é uma resposta  ao questionamento sobre o chão onde nasceu o Crioulo Cabo-Verdiano.

Desta vez, a apresentação estará por conta da linguista Karina Moreira. O Certame conta, ainda, com a participação do artista Gil Moreira.

“Caboverdiano em 45 Lições” foi reeditada pela Acácia Editora, que, juntamente com o autor, pretendem “ficar” nos 250 exemplares.

Em 2002, a obra contou com o patrocínio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), com duas mil e 500 exemplares que, segundo o autor, esgotaram-se em pouco tempo.

Numa publicação na sua Página do Facebook, Manuel Veiga apela a “quem estiver, efetivamente, interessado que procure a obra, enquanto a mesma estiver disponível, evitando-se, como aconteceu anteriormente, de vir pedir-me autorização para fazer fotocópia, o que vai contra os direitos autorais e me deixa numa situação desconfortável”.

Justificando os 250 exemplares nesta segunda edição, o autor avança que, desta vez, “não foi possível contar com recursos financeiros que pudessem garantir uma tiragem maior”.

PUB

PUB

PUB

To Top