PUB

Economia

Recenseamento: INE alarga prazo  para 7 de Julho

O prazo para a recolha de dados para o V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), que deveria findar na quarta-feira, 30 de Junho, foi alargado para até 7 de Julho, na esperança de uma maior adesão.

Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatísticas), este alargamento de prazo deve-se à insistência das recusas e, também, para colmatar as dificuldades dos agentes no terreno, que não têm encontrado as pessoas em casa. Por outro lado, precisam de mais tempo para a verificação técnica dos trabalhos.

Relembrando que “no V Recenseamento Geral da População e Habitação serão recenseadas toda a população que, no momento da recolha de dados, se encontre no Território Nacional, quer nos alojamentos familiares, quer nos colectivos”, o INE apela à colaboração de todos, neste trabalho “muito importante, para o futuro de Cabo Verde”.

Para que haja uma maior adesão, o INE informa que aqueles que ainda não conseguiram recensear, podem o fazer, agendando entrevistas, através dos números:  8002008/3336638 ou 9910429.

A Nível Nacional, 480 mil pessoas já tinham sido recenseadas, até quarta-feira. De entre as dificuldades deste processo, a coordenadora técnica do RGPH-2021, Maria de Lurdes Lopes, sublinha a recusa por parte das pessoas e o assalto aos inquiridores, sobretudo na Cidade da Praia.

O Recenseamento Geral da População e Habitação, “a maior Operação Estatística de Cabo Verde”, realiza-se de dez em dez anos, de acordo com as orientações das Nações Unidas, visando obter dados sobre a população e aspectos sociais relevantes, que sirvam de base para uma Planificação do Desenvolvimento, “mais próxima da realidade do País”. 

C/Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top