O Primeiro-Ministro (PM) português, António Costa, considera que a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) vai terminar, esta quarta-feira, 30, “com os olhos postos no futuro”, com a realização de uma Cimeira da Recuperação sobre o Futuro da Governação Económica.
Esta posição foi transmitida por António Costa, na sua conta oficial na Rede Social “Twitter” – citado por jn.pt -, no último dia do semestre em que Portugal presidiu ao Conselho da União Europeia.
“Portugal encerra a Presidência do Conselho da União Europeia com olhos postos no futuro”, escreveu o PM.
Mais adiante, o líder do Executivo de Lisboa destacou três momentos da Presidência Portuguesa nos planos Económico e Financeiro. “Depois de termos posto em marcha o ‘Next Generation EU’ e o próximo Quadro Financeiro Plurianual, a Cimeira da Recuperação lança o debate que marcará os próximos meses sobre o Futuro da Governação Económica da Europa”, sustentou.
A Cimeira da Recuperação, o último Evento Político da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, decorre na tarde desta quarta-feira, 30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, sob a organização do Ministério das Finanças.
A abertura do Certame caberá ao ministro de Estado e das Finanças, João Leão, pelas 14 horas locais (12 em Cabo Verde), já depois da chegada dos vários convidados para dois painéis, que abordarão como “Reformar a Economia Europeia pós-COVID” e como “Repensar o Modelo de Governação Económica da UE”.
“Com a recuperação em andamento, e após uma Crise sem precedentes e com consequências devastadoras para a nossa Economia, chegou o momento de reflectir sobre o Legado desta Crise e o Futuro da Economia Europeia”, referiu João Leão.
Para o ministro das Finanças português, “a Cimeira da Recuperação é uma oportunidade para lançar questões fundamentais relacionadas com o crescimento potencial da Europa e a necessidade de promover investimentos que garantam à União Europeia a liderança nas transições Climática e Digital”.