Um cidadão britânico, que quis manter o anonimato, entregou à BBC documentos secretos, supostamente perdidos numa paragem de autocarro, por um alto funcionário do Ministério da Defesa britânico.
Os documentos, parcialmente publicados pelo Canal Público de Televisão britânica, incluem aquilo que dizem ser uma conversa sobre a passagem, na semana passada, do Navio Militar britânico HMS, por águas da Crimeia, na expectativa de uma reacção russa.
Um porta-voz do Ministério da Defesa confirma que um funcionário relatou a perda de documentos, acrescentando que “seria inapropriado” fazer mais comentários, já que foi aberta uma investigação.
A Rússia já reagiu à informação noticiada pela BBC. A porta-voz da Diplomacia russa afirma que Londres mostrou mais uma provocação e uma série de mentiras para encobri-la. E lançava uma questão ao Parlamento britânico: “Precisamos de ‘hackers russos’ porquê? Quando há paragens de autocarro britânicas?”
Foi na semana passada que a passagem de uma Embarcação de Guerra britânica por águas que a Rússia considera suas e que grande parte da Comunidade Internacional considera da Ucrânia, criou um mal-estar, ainda maior, entre os dois países.
O Reino Unido é um dos países que apoia Kiev na sua intenção de recuperar a Crimeia, Território anexado pela Rússia.