A primeira fase da construção do Centro Olympafrica de Cabo Verde, em Achada Fazenda, no concelho de Santa Cruz (Santiago), vai ser inaugurada este sábado (26). Trata-se de um investimento na ordem dos 20 mil contos.
A cerimónia, segundo a Inforpress, será presidida pelo ministro das Comunidades, Jorge Santos, na presença do presidente de Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, do representante da Fundação Olympafrica e da comunidade local.
O Centro Olympafrica de Cabo Verde integra nesta primeira fase uma placa desportiva, um campo de futebol e parte administrativo.
Paralelamente ao evento serão realizadas demonstrações de karaté e de boxe, apresentações de esgrima e de teqball e actuação de um grupo de batuque.
Os centros Olympafrica usam o desporto para promover a inclusão de jovens e crianças em situação de risco, buscando novas alternativas para vários males sociais, como as drogas, delinquência e o desemprego, sendo que todo o trabalho é feito numa rede de centros em toda a África.
A Fundação Internacional Olympafrica, sediada em Dacar, Senegal, é uma organização que tem como finalidade a disseminação dos valores olímpicos no continente africano.
O organismo tem feito um trabalho de fundo em vários países da África, usando o desporto como factor de desenvolvimento social, ao criar centros desportivos de inclusão, em áreas rurais.
Durante a sua estada em Santa Cruz, o ministro Jorge Santos terá um encontro de trabalho com a equipa camarária liderada por Carlos Silva.