O Centro Cultural Norberto Tavares em Assomada acolhe hoje, sexta-feira,25, o concerto “Santa Catarina Canta Norberto Tavares”. O evento da autarquia local em parceria com o Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL) e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) está marcado para às 17h00.
De entre os artistas que dão corpo a esta homenagem, o músico e intérprete Zé Viola é cabeça de cartaz, tendo como convidados David Rocha e Silvino Tavares, este segundo, sobrinho de Norberto Tavares.
A banda musical está formada pelos músicos Caluca Tavares no teclado, Pantco na bateria, Marcos no baixo e Yuri Graça na guitarra.
O concerto tem entrada livre mediante as condições sanitárias. Dos convidados espera-se, uso obrigatório de máscara, distanciamento social, de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias.
Norberto tavares – homenageado
O músico e compositor Norberto Tavares nasceu a 06 de junho de 1956, no concelho de Santa Catarina. Emigrou para Portugal nos anos 70, tendo neste país gravado alguns álbuns de funaná, o seu género musical de referência.
Em Lisboa formou a banda “Black Power”, juntando outros músicos das ilhas e lançando o seu primeiro álbum em 1975, entre o funaná e o batuco.
Antes de emigrar para os Estados Unidos da América (EUA), em 1979, Norberto Tavares gravou vários temas em Portugal, percorrendo este país em vários concertos.
As suas composições apresentam temas diversos da realidade cabo-verdiana, na altura. Das suas obras o mais famoso de todos, “Nôs Cabo Verde di Sperança” de 1976 é visto como um hino por muitos cabo-verdianos no país e na diáspora.
De entre outras produções populares de Norberto Tavares, falecido a 26 de dezembro de 2010, nos EUA, constam: “Volta pa Fonti (1979), “Jornada di un Badiu” (1989) e “Hino di Unificaçon” (1993).