PUB

Política

Porto Novo: Sete anos depois do início da construção, Museu das Romarias deverá estar pronto em 2022 – diz autarca

O Museu Nacional das Romarias, em construção na cidade do Porto Novo, desde 2014, deverá receber os primeiros visitantes em junho de 2022, após sete anos em construção. Espera-se que a obra fique pronta em um ano.

O autarca do concelho, Aníbal Fonseca diz que as obras têm sido interrompidas por problemas de financiamento, mas espera que este espaço, aguardado há muito tempo, fique pronto em um ano.

“Estamos a aguardar, há muito tempo, pelo museu. O projecto está alinhado e vai ser feito e esperámos que no próximo São João, em Junho de 2022, esteja pronto”, sublinhou este autarca, enaltecendo a importância desta infra-estrutura na “preservação da memória e dos valores das festas de São João”.

As obras do museu nacional das romarias, que estão paradas, há pelo menos cinco anos, deveriam ser retomadas em 2020, no âmbito de um financiamento anunciado pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, à volta de 12 mil contos.

Contudo, as obras continuam suspensas por alegadas “restrições orçamentais impostas pela pandemia de covid-19”, admitiu a edilidade porto-novense, segundo a qual o projecto já foi reprogramado, podendo ser concluído até Junho do próximo ano.

A criação do museu insere-se no projecto de salvaguarda das festas de São João, que já contemplou a requalificação do roteiro das festas de São João e prevê ainda o restauro das capelas de São João Baptista na Ribeira das Patas e na cidade do Porto Novo.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top