O Governo decidiu reforçar as equipas afectas à vacinação no Sal e na Boa Vista, para acelerar a vacinação da população elegível, nas principais ilhas turísticas do país.
A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ministros, e comunicada em conferência de imprensa, hoje, pela ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves.
De acordo com a governante, citada pela Inforpress, a ilha do Sal passa a contar com mais cinco equipas e a Boa Vista mais quatro, sendo que cada equipa é composta por dois enfermeiros e dois registradores.
“É prioritário acelerar a vacinação da população elegível (18 anos e mais) das duas ilhas, de forma a permitir a retoma do turismo com maior segurança em termos sanitários”, sustentou, indicando que, de acordo as projecões do Instituto Nacional de Estatística (INE), Sal conta com 28 mil pessoas elegíveis para vacina contra a covid e Boa Vista 15 mil.
O objectivo é vacinar, até finais de Julho de 2021, toda a população elegível das duas ilhas e garantir a imunização por forma a permitir a retoma económica, incluindo o turismo, que representa a grande percentagem do PIB de Cabo Verde.
Dados do Ministério da Saúde apontam para a vacinação diária na ilha do Sal acima da média prevista, com a imunização esta quinta-feira, 17, de um total de 1.247 pessoas e um acumulado de 5.359 em quatro dias.
Os últimos dados apontam que a nível nacional há já pelo menos 54.970 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose das vacinas.
O país dispõe, em stock, de cerca de 200 mil doses para serem administradas até Agosto, conforme previsões do ministro da Saúde, Arlindo Rosário.
c/ Inforpress