O artista plástico e escritor Tchalé Figueira lança nesta sexta-feira,18, o seu mais novo livro intitulado “Txon Vendido”, no Centro Cultural do Mindelo, em São Vicente.
O lançamento da obra, que conta com a editoria da livraria Pedro Cardoso, está marcada para às 18 horas. A apresentação está a cargo de José Rodrigues.
O lançamento acontece dois dias após a abertura da sua exposição “Alegoria do Retrato”, também no Centro Cultural do Mindelo.
Recorde-se que Tchalê Figueira nasceu na cidade de Mindelo, ilha de São Vicente, em 1953. Aos 17 anos saiu de Cabo Verde, rumo a Roterdão.
Depois de Roterdão, seguiu viajando por vários países da Europa, Ásia e Américas até que em 1974, instalou-se em Basileia, Suíça.
Nesta cidade frequentou a escola de belas artes, definindo o território suíço como a base da sua evolução artística.
Em 1985, Tchalê Figueira regressa a Cabo Verde. Entre a cidade da Praia e do Mindelo abriu primeiramente um ateliê na capital e, em Dezembro de 2014, a galeria “Ponta D’Praia” na sua ilha natal.
Nas artes plásticas, este conceituado artista possui uma vasta coleção pictórica, reconhecida em diversos países, fruto das diversas exposições concretizadas ao longo do seu percurso artístico.
Na literatura possui também inúmeras obras de contos e poesia, com livros como “Todos os naufrágios do mundo” publicado em 1992, “Onde os sentimentos se encontram” em 1998 e “O azul e a luz” em 2002.
Dos mais recentes constam a obra “Solitário e Ptolomeu Rodrigues” publicada em 2007, “Contos de Basileia” em 2011, “Cesária – A rota da Lua vagabunda”, em 2015, este último junto com Vasco Martins.