PUB

Política

Secretário de Estado adjunto para a Comunicação Social reúne-se com Direção da Associação dos Media Privados

O Secretário de Estado adjunto para a Comunicação Social, Lourenço Lopes, reuniu-se esta manhã,17, com o presidente da Associação dos Media Privados de Cabo Verde, Fernando Ortet, naquele que foi o primeiro contacto direto entre o Governo e essa organização, formalizada em Janeiro de 2019.

A visita, que teve lugar na sede da Alfa Comunicações, na cidade da Praia, enquadra-se, segundo Lourenço Lopes, num ciclo de encontros que vêm sendo realizados desdo o início deste mandato, no sentido de auscultar a Comunicação Social, tanto pública, como privada.

“Estamos a sentir o pulsar do sector da Comunicação Social para, de forma consistente e objectiva, traçarmos as melhores políticas e estratégias para este importante sector”, preconizou.

Segundo o Decretário de Estado, o Governo está disponível para ouvir todos os órgãos de comunicação, por entender que os privados têm desempenhado um papel central no funcionamento da democracia.

“Vamos ter um programa estruturado que garanta, efetivamente, a sustentabilidade dos órgãos privados”, adiantou, salvaguardando, entretanto, que este não é o momento para assumir grandes compromissos, mas sim de ouvir os responsáveis e traçar as melhores políticas e estratégias, num ambiente favorável de articulação, diálogo e confiança.

Ressalvou, ainda assim, que é importante que os órgãos tenham condições que lhes permitam estar cada vez mais próximos das pessoas, incluindo das comunidades emigradas.

“Na perspectiva da sua sustentabilidade económica e financeira, vamos reavaliar o actual quadro de incentivos. A partir de 2017 houve um decreto-lei que estabeleceu novos incentivos à imprensa privada, e nós vamos avaliar isso, também. Vamos ver a questão das assinaturas dos jornais por parte de instituições públicas e a regulamentação da publicidade institucional”, apontou, reconhecendo que a publicidade, em específico, está muito centrada nos órgãos públicos.

Sinal de abertura

O presidente da Associação dos Media Privados de Cabo Verde, Fernando Ortet, frisou que a visita do Secretário de Estado que tutela o sector constitui o primeiro gesto de reconhecimento da associação por parte do Governo, depois de praticamente dois anos de existência.

Há, segundo diz, um conjunto de questões que merecem atenção, nomeadamente o estatuto de utilidade pública para os órgãos de Comunicação Social privados, a regulamentação do mercado e uma maior articulação entre os órgãos decisores no país e a comunicação social privada.

“Os órgãos de Comunicação Social privados, em relação ao público, só têm de diferenciar a natureza da propriedade. Fazemos todos o mesmo trabalho, isso significa que vemos nos órgãos públicos parceiros, complementações e nunca concorrência”, defendeu, acrescentando que o país está melhor informado quanto maior for a diversidade de notícias e de pontos de vista.

Fernando Ortet mostra-se, entretanto, confiante numa mudança de abordagem aos órgãos privados, por parte do Governo, manifestando uma abertura da associação em ser um parceiro desta nova largada.

Lourenço Lopes aproveitou a oportunidade para visitar a sede do jornal A Nação, a redação e novos investimentos a caminho por parte da administração daquele órgão.

PUB

PUB

PUB

To Top