Santo Antão ganhou mais uma marca de queijo curado no mercado. Trata-se de queijo produzido na quinta de São João Batista, em Lajedos, Porto Novo.
Muito apreciado no mercado nacional, a conquistar cada vez mais adeptos, o queijo curado de leite de vaca tem um novo produtor em Santo Antão.
A quinta de São João Batista, pertencente aos empresários João Santos e Pedro Santos, naturais do Porto Novo, produz ainda queijo fresco e charcutarias, actuando igualmente na criação de animais e da prática de uma agricultura sustentável.
Além desta quinta, Porto Novo possui uma outra unidade de produção de queijo curado, no Planalto Norte, uma zona onde se produz, também, o queijo fresco fabricado artesanalmente, premiado como “Património Mundial do Gosto” pela Fundação Slow Food (Itália).
Essa unidade, segundo o proprietário António Lima, produz queijo curado desde 2017 e garante que o produto tem estado a conquistar o mercado nacional.
A certificação tanto do queijo fresco, como do curado constitui, segundo este produtor, “o próximo passo” com vista à valorização deste produto e, consequente, exportação.
C/Inforpress