O presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel Cardoso, destacou, este sábado, o “grande trabalho” da Associação Ambiental Caretta Caretta na protecção das tartarugas marinhas, no concelho de Santa Cruz, ilha de Santiago.
O também deputado nacional deslocou-se ao município para conhecer de perto a estrutura, os constrangimentos, os desafios e o trabalho desenvolvido por esta organização, no domínio da conservação ambiental, com foco na protecção de tartarugas marinhas.
“Gostaríamos de enaltecer o grande trabalho que tem sido feito por esta associação e outras no domínio da protecção das tartarugas. Não obstante, é claro que precisam de mais apoios e do reconhecimento pelo trabalho que têm feito por parte dos governantes, dos políticos e da própria sociedade civil”, declarou, em declarações à Inforpress.
De entre as questões que foram levantadas por esta associação ambiental, Fidel Cardoso destacou o fraco patrulhamento no domínio ambiental e propôs a retoma do protocolo existente entre as Forças Armadas e estas associações ambientais.
Fidel Cardoso lembrou que Cabo Verde é o segundo ponto “mais importante” de nidificação da espécie de tartarugas carreta-carreta a nível do atlântico, e terceiro a nível mundial, pelo que, segundo disse, tem a responsabilidade conservar e de devolver ao Mundo esta espécie marinha em “boas condições”.
O deputado também deixou um apelo aos jovens, pedindo que abracem a causa, tendo como finalidade proteger a nossa biodiversidade e garantir a sustentabilidade ambiental do país.
Às autoridades, Cardoso endereçou críticas por “não fazerem cumprir a lei de 2017 que criminaliza a apanha e consumo de ovos e carne dessa espécie marinha”.
“O Estado não tem cumprido bem o seu papel nesse quesito, e já temos as consequências, que é uma autêntica chacina e um verdadeiro cemitério [de carapaças] de tartarugas que foram encontradas nas praias de Mangue e Achada Baleia e que foi denunciado com indignação pela Associação Ambiental Caretta Caretta”, sublinhou.
Enquanto jovem e deputado, assegurou que vai estar na linha da frente nas questões ambientais e mudanças climáticas.
De recordar que no passado 02 de Junho, a Associação Ambiental Caretta Caretta denunciou a “matança de tartaruga marinha”, após se ter deparado com mais de 100 carapaças dessa espécie nas praias de Mangue, Praia Baixo e Achada Baleia.
c/ Inforpress