O deputado Rui Semedo é o escolhido, por unanimidade, para assumir as funções de presidente interino do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), até que se realizem novas eleições, em dezembro de 2021.
O anúncio foi feito na página oficial do partido, no Facebook, e surge na sequência da saída de Janira Hopffer Almada, que pediu demissão da presidência do partido após a derrota nas últimas eleições legislativas.
‘’De acordo com o Estatuto do PAICV deve a Comissão Política Nacional, em reunião expressamente convocada para o efeito, reconhecer a vacatura e proceder ao preenchimento da vaga’’, recordou o partido.
A reunião para escolha do presidente interino aconteceu ontem, quinta-feira, por convocação do Vice-Presidente, Rui Semedo.
Em cima da mesa estavam, para além de Rui Semedo, o nome dos outros dois vice-presidentes, João Baptista Pereira e Nuias Silva.
‘’Por isso, ouvindo os membros da Comissão Política, na reunião de ontem, a escolha recaiu, por unanimidade, sobre o Vice-Presidente Rui Semedo que, na ocasião, manifestou a sua disponibilidade para assumir essa função, por um período de 180 dias, em conformidade com o Estatuto do Partido’’, lê-se no mesmo comunicado.
Semedo terá a missão de gerir o partido, juntamente com os demais órgãos, nomeadamente a Comissão Permanente, a Comissão Política e o Secretariado Geral .
As eleições para a escolha do novo presidente do PAICV estão marcadas para 19 de Dezembro do corrente ano, e o Congresso, nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro do próximo ano, para a eleição dos restantes órgãos.