O número de movimento de passageiros e aviões nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde registou uma queda drástica no primeiro trimestre deste ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas – INE.
Os dados mostram que, no 1º trimestre de 2021 e, face ao trimestre homólogo de 2020, registou-se uma diminuição de 71,6% de aviões movimentados nos aeroportos e aeródromos nacionais e, também, um decréscimo de 84,9% no número de movimentos de passageiros.
As estatísticas de transportes, relativamente ao período em apreço, revelam ainda uma diminuição de 46,4% nas toneladas de cargas movimentadas nos aeroportos e aeródromos e uma diminuição de 56,1% nos correios movimentados, igualmente nessas infraestruturas aeroportuárias.
Ainda, verifica-se uma diminuição de 21,9% do número de navios movimentados nos portos nacionais e uma diminuição de 37,2% no número de passageiros, também.
Contudo, houve um aumento significativo de 109,4% no número das mercadorias movimentadas nos portos nacionais, conforme atestam os dados do INE.
No que toca ao número de passageiros transportados nos autocarros do país, houve também uma ligeira diminuição de 4,8%, nas ilhas de Santiago e São Vicente, actualmente as que têm transporte urbano de passageiros.