Os atletas Samuel Freire e Jessara Xavier foram os vencedores da terceira edição da Corrida do Café realizada nos Mosteiros, no âmbito das actividades do VII Festival do Café do Fogo.
A prova foi de 9 mil metros, para atletas masculinos, e 7 mil metros, para femininos.
Na prova masculina, o atleta do Sport Lisboa e Benfica, Samuel Freire atingiu a meta em 18 minutos e 42 segundos e superou a concorrência em 26 segundos.
O segundo lugar foi conseguido pelo atleta Artur Silva, de São Vicente, que chegou à meta em 19 minutos e 8 segundos, 2 segundos antes de Gil Mendes, atleta de Assomada, Santa Catarina de Santiago.
Entre os atletas locais, Kueny Miranda, oitavo na classificação geral, foi o melhor, sendo o mais jovem o também mosteirense Edson Andrade (17 anos).
Feminino
Entre as mulheres, Jessara Xavier, da ilha de Santiago, foi a mais rápida a concluir a prova. Fez o percurso de cerca de 7 km (Pai António – cidade de Igreja) em 9 minutos e 58 segundos.
Também da ilha de Santiago, Ana Furtado ficou na segunda posição, ao cortar a meta em 10 minutos e 29 segundos.
Tatiana Lopes, do município da Ribeira Grande de Santiago, conseguiu o último lugar do pódio, cumprindo a prova em 10 minutos e 59 segundos.
Das atletas residentes, Daisy Nunes de 17 anos, foi a melhor. A atleta mosteirense foi a mais jovem a participar na prova.
De realçar que na corrida de Café do Fogo realizada na sexta-feira, 23, no percurso Pai António – Cutelo Alto – Igreja (cerca de 9 km), participaram cerca de 40 atletas sendo pouco mais de 30 provenientes de outras 4 ilhas, nomeadamente, Santiago, São Nicolau, São Vicente e Boa Vista.