O primeiro-ministro garantiu hoje que a vacinação está a decorrer a “bom ritmo” e com “mais de 14 mil pessoas” já vacinadas, reiterando a intenção de vacinar mais de 70% da população, até ao final do ano.
Ulisses Correia e Silva, fez essas considerações à imprensa após visitar, na companhia do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o Centro de Saúde de Achada Grande Trás, para se inteirar da implementação do Plano Nacional de Vacinação.
O governante exortou “a todos e todas” a se protegerem usando máscaras, a manter o distanciamento e higienização, por ser esta a única forma de dar combate à pandemia da covid-19.
“É preciso que as pessoas tenham em atenção que os casos estão a aumentar, particularmente, na Cidade da Praia, São Vicente, Sal e Boa Vista. Já tínhamos anunciado a iniciativa do Governo em reforçar a fiscalização, não permitindo festas particulares e nem públicos organizados por entidades públicos”, disse, sublinhando que está identificado que é nestas festas que tem estado a acontecer casos de contágio.
Ainda segundo Ulisses Correia e Silva, vão ser tomadas medidas a nível das praias de mar, com maior fiscalização, para evitar ajuntamentos, assim como uso de máscaras e aglomerações nos supermercados e mercados.
“A fiscalização vai ser reforçada, visivelmente, a partir do final desta semana, mas só fiscalização não chega, pelo que vamos aumentar a comunicação e sensibilização”, asseverou, salientando que “este é um combate que se ganha com cidadania e com a participação de cada um dos cabo-verdianos”.
O primeiro-ministro, que promete a continuação da vacinação para se poder vencer a pandemia, garantiu disponibilidade de stock para se dar continuidade à vacinação de outros grupos de risco e apelou “a todos e todas” a cumprirem as regras para não colocar a vida dos outros em causa.
Ulisses Correia e Silva afirmou ainda que o país vai receber mais vacinas da Astrazeneca e da plataforma Covax, assim como Portugal e outros países que se comprometeram em ajudar, no total de mais 84 mil vacinas.
Quanto à chegada de vacinas da China, Rússia e outras empresas farmacêuticas, Ulisses Correia e Silva disse que estão programadas chegarem no mês de Maio, apesar de o envio não depender apenas de Cabo Verde.
Em Cabo Verde já estão vacinadas mais de 14 mil pessoas entre o pessoal da saúde, bombeiros e idosos com cerca de 70 anos, cumprindo assim o Plano Nacional da Vacinação.
C/ Inforpress