PUB

Cultura

SIMILI promove demonstração de reciclagem com cartuchos de impressora ao vivo em Mindelo

A SIMILI – Transformação e Reciclagem promove, este sábado, em Mindelo, uma demonstração de pintura ao vivo, através da reutilização de tinta de impressora.

 Gilda Barros, David Monteiro, Elsa Cabral e Stephanie Silva são os artistas convidados, que irão pintar bolsas ecológicas ao vivo, a pedido do público.

A ideia é consciencializar sobre o impacto ambiental dos tinteiros de impressora, tendo em conta que a fabricação de um cartucho de toner emite, segundo dizem, cerca de 4,8kg de gases e demora cerca de mil anos para se decompor.

“Ao utilizarmos a tinta remanescente nestes cartuchos, pretendemos mostrar que é possível extrair um novo recurso de um material que de outra forma iria diretamente para o lixo, e mostrar a importância ambiental e socioeconómica de possuir estruturas que possam reciclar estes materiais”, avança a organização, em nota enviada à imprensa.

Os cartuchos foram cedidos pela empresa FRESCOMAR que trabalha em parceria com a SIMILI para a reutilização e transformação de resíduos diversos produzidos na conserveira.

  As receitas das bolsas serão divididas de forma equitativa entre a SIMILI e os artistas sendo que 50% do lucro facturado será para a SIMILI e 50% para os artistas.

“Desta forma a SIMILI visa também apoiar e dar visibilidade aos artistas nacionais e sensibilizar a população em geral para a questão da reciclagem”, conclui.

O evento terá lugar no restaurante Metalo, no centro da cidade. 

PUB

PUB

PUB

To Top