O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) lamentou o falecimento de Emanuel Soares, ocorrido na quarta-feira (21). O malogrado era um dos mais antigos meteorologistas cabo-verdianos.
Através de uma nota enviada a esta redação, o INMG solidarizou-se em especial com a sua esposa, Filomena Soares, também ela ex-funcionária do INMG, com os seus filhos e netos. O INMG aproveitou a missiva para endereçar a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho, a expressão das mais sentidas condolências pela irreparável perda.
“Emanuel Soares, um dos maiores profissionais cabo-verdianos da Meteorologia, ingressou no antigo Serviço Nacional de Meteorologia, a 03 de janeiro de 1985, e desde então, emprestou lealmente à Meteorologia Nacional, muitas das suas capacidades profissionais e humanas, tendo exercido inúmeros cargos de extrema importância para a Instituição”, recordou o INMG.
Em 1993 foi nomeado para o cargo de Diretor do Serviço Meteorológico Nacional, cargo que exerceu até ao ano 2000. Em 2007 foi nomeado Administrador do atual Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, tendo exercido esse cargo de liderança até 2017.
Nos últimos anos continuou a exercer a sua profissão como Meteorologista Sénior, no Centro de Análises e Previsões Especiais do INMG e, com grande dedicação, ofereceu os seus últimos anos de serviço, partilhando conhecimentos na área da Modelação e outras, aos jovens meteorologistas do atual Programa de Estágio do Instituto.
Emanuel Francisco dos Santos Soares, Meteorologista Principal, Escalão A do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, faleceu na quarta-feira, na ilha do Sal.