A presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von Der Leyen e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, deslocaram-se à Capital turca, Ancara, para um encontro com o Presidente Erdogan. No entanto, a desconfiança mútua permanece um obstáculo.
Os líderes europeus colocaram – nota pt.euronews.com -, sobre a mesa uma agenda positive, incluindo um novo Acordo Migratório, assim como a possibilidade de reabertura de conversações com vista à criação de uma União Aduaneira.
No entanto, a desconfiança mútua permanece um obstáculo.
“A Turquia deve respeitar as regras sobre Direitos Humanos e padrões que o País adoptou enquanto membro-funador do Conselho da Europa. Estou preocupada com o facto da Turquia se ter retirado da Convenção de Istambul. Trata-se de proteger mulheres e crianças contra a violência e isto é claramente um sinal errado, neste momento. A UE (União Europeia) nunca hesitará em apontar as consequências negativas deste desenvolvimento e isto é, igualmente, verdade das acções unilaterais contra membros da UE como a Grécia e Chipre”, remarca a presidente do Executivo Europeu.
A mais recente fonte de tensões centra-se em torno do Estado de Direito e do aumento da vaga de autoritarismo na Turquia, através da detenção de opositores políticos e do abandono da Convenção de Istambul, no dia anterior ao encontro com os líderes europeus.
A visita coincidiu com a detenção de uma dezena de militares na reforma, depois destes terem dirigido críticas ao Governo de Erdogan.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, adiantou que os líderes europeus vão reavaliar a situação com a Turquia, no encontro de Junho.