O ex-presidente da República Pedro Pires foi recebido hoje em audiência pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, na qualidade de membro do Conselho da República, órgão que deverá reunir-se em Novembro com marcação das eleições na agenda.
Na audiência de hoje, esteve em cima da mesa a marcação da data para a realização do Conselho da República, tendo em vista a definição das datas para a realização das eleições que terão lugar em 2016.
À saída do encontro o comandante Pedro Pires confirmou aos jornalistas que a reunião do Conselho da República está previsto para Novembro.
“Eu vim para conjugar o meu programa durante o mês de Novembro e a necessidade de estar presente e participar na próxima reunião do Conselho de Estado, de modo que a razão primeira foi essa”, disse Pedro Pires sem avançar a data certa da reunião.
“Competirá ao Presidente da República marcar a data, mas o que eu posso dizer é que será no mês de Novembro… quero estar presente e penso que seria útil a minha presença e vou adaptar o meu programa no mês de Novembro à data que for marcada para a reunião do Conselho de Estado”, indicou.
Questionado sobre as suas perspectivas em relação ao ano de 2016, ano das eleições legislativas, presidências e autárquicas, Pedro Pires disse que neste momento está a “gerir o silêncio – uma forma mais descansada e menos implicada de acompanhar os acontecimentos”.
Entretanto, disse esperar que nesse ano de 2016, não seja só campanha, mas que o país trabalhe e funcione.
“Será um ano eleitoral muito intenso, que obriga os actores políticos e partidos políticos a se organizarem, mobilizar os meios, fazer a campanha. Entretanto espero que não se faça só eleições, mas que ao mesmo tempo sejamos capazes de combinar as coisas. O país a funcionar e a realizar as eleições”, augurou.
Pedro Pires, torna-se assim na primeira personalidade a ser ouvida pelo Chefe de Estado nesse processo de marcação da data para a realização das eleições.
Para além dos ex-presidentes da República, integram o Conselho da República, o Primeiro-ministro, o Presidente da Assembleia Nacional, o Presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor da Justiça e membros da Sociedade Civil.
Refira-se que o Conselho da República é o órgão político de consulta do Presidente da República e de entre outras competências está o de aconselhar o Presidente da República na marcação da data para as eleições.
Fonte: Inforpress
Eleições 2016: Pedro Pires acerta com Jorge Carlos Fonseca a data da realização do Conselho da República
Por
Publicado em