A história tratou de ser justa para com Cabo Verde nesta caminhada para o CAN 2021. Desta feita, a qualificação deveu-se sobretudo às vitórias sobre Camarões (3-1) e Moçambique (0-1).
Curiosamente, as duas primeiras qualificações de Cabo Verde para esse evento desportivo tinham sido conseguidas à custa de triunfos sobre estes mesmos adversários.
Em 2012, nas vésperas do CAN 2013, Cabo Verde defrontou Camarões numa eliminatória a duas mãos de qualificação para a referida competição.
Na primeira-mão Cabo Verde recebeu e venceu, no Estádio da Várzea, a selecção camaronesa por 2-0, com golos de Ricardo e Djaniny. Na segunda-mão, já nos Camarões, os “Tubarões Azuis” perderam por 2-1, mas ainda assim qualificaram-se. Heldon foi o autor do golo da turma nacional, enquanto que Emaná e Olinga marcaram para os Camarões.
A segunda presença de Cabo Verde no CAN foi em 2015, tendo-se se qualificado em Novembro de 2014. Nessa altura, do total de seis jogos de qualificação, Cabo Verde venceu quatro e perdeu duas, somando assim 12 pontos. Depois de duas vitórias consecutivas (1-3 e 2-1), frente ao Níger e à Zâmbia, Cabo Verde perdeu na terceira jornada por 2-0 frente a Moçambique.
Entretanto, já na quarta jornada, a jogar em casa, selou a qualificação contra este mesmo adversário, ao vencer por 1-0.
Até o final da qualificação, a turma nacional ainda somaria mais um triunfo (3-1 ao Níger) e uma derrota (1-0 frente aZâmbia).