PUB

Covid-19

Ameaça: União Europeia pode bloquear exportação da AstraZeneca 

A União Europeia (UE) fez um ultimato e pode bloquear as exportações de vacinas da AstraZeneca contra a COVID-19, caso a Empresa Farmacêutica não entregue as doses compradas pelo Bloco, antecipadamente.

Comissário da União Europeia (UE), Thierry Breton – citado pelo portal veja.com.br -, avisa que “enquanto a AstraZeneca não cumprir suas obrigações, tudo o que é produzido em solo europeu é distribuído aos europeus”.

De acordo com o comissário, a AstraZeneca comprometeu-se a entregar 70 milhões de doses à UE, até o segundo trimestre e, até agora,  cumpriu cerca de 30 por cento (%) de seu compromisso com o Bloco, contra 100% com o Reino Unido.

Breton disse, ainda, que a União Europeia exportou cerca de 40% das 180 milhões de doses produzidas em seu solo, incluindo cerca de 20 milhões para o Reino Unido. O Bloco está aumentando suas capacidades e produzirá 420 milhões de doses até meados de julho, o que seria suficiente para alcançar a imunidade colectiva na população.
Os países que integram a União Europeia devem criar um “Passe de Saúde”, a partir de meados de Junho, para quem estiver vacinado. O objectivo é facilitar a recuperação das viagens de lazer, turismo e negócios. Dessa forma, os cidadãos europeus poderão exibir seu “status” de vacinação e os resultados mais recentes de testes de COVID-19, entre outros.

A União Europeia sofre críticas pela implementação da vacinação, que tem sido mais lenta do que nos Estados Unidos da América e no Reino Unido. 

Com a imunização a passos vagarosos, países da UE lutam para frear uma terceira onda da propagação da COVID-19. Por isso, os governos têm tomado medidas de bloqueio e restrições, incluindo o fechamento de restaurantes, museus e escolas.

PUB

PUB

PUB

To Top