PUB

Desporto

Futebol: Cabo Verde a 90 minutos de garantir a terceira presença num CAN

A selecção nacional de futebol está a 90 minutos de assegurar a terceira presença num CAN. Para isso, basta triunfar nesta terça-feira (30), em casa de Moçambique, ou empatar, desde que Ruanda não triunfe sobre Camarões.

A partida da sexta e última jornada do grupo F de qualificação para o CAN 2021, que coloca frente-a-frente as selecções de Cabo Verde e Moçambique, realiza-se esta terça-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, às 18 horas (horário de Cabo Verde).

Cabo Verde chega a esta partida embalado pela vitória por 3-1 frente aos Camarões, alcançado na última sexta-feira, no Estádio Nacional, na cidade da Praia. Por seu turno, Moçambique foi derrotado pelo Ruanda, por 1-0 na jornada passada da qualificação.

À entrada para a derradeira jornada da qualificação, o grupo F é liderado pelos Camarões, que têm 10 pontos. Logo atrás surge Cabo Verde com sete pontos. Ruanda é terceiro com cinco e Moçambique quarto, com quatro pontos. A qualificação ainda é possível para qualquer uma das equipas.

Em declarações ao site da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o seleccionador nacional, Bubista, diz-se determinado em apresentar no jogo uma equipa concentrada para vencer e apurar-se assim para o CAN 2021.

“Apesar de um empate poder servir a Cabo Verde, estamos a preparar a equipa para defender da melhor maneira possível a possibilidade de ter bola com qualidade para uma boa transição defensiva/ofensiva, para ter uma equipa equilibrada, com boa organização do jogo”, avançou o seleccionador nacional.

Para esta embate Cabo Verde tem algumas baixas de peso, nomeadamente  Roberto Lopes, Steve Furtado e Ryan Mendes. Estes não viajaram devido a restrições sanitárias nos países onde jogam. Assim, viram-se “obrigados” a regressar mais cedo aos respectivos clubes.

A partida entre Moçambique e Cabo Verde realiza-se às 21:00 locais (18:00 de Cabo Verde), no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo.

Camarões têm o apuramento assegurado automaticamente, na qualidade de país anfitrião da prova. 

A 33.ª edição da Taça das Nações Africanas estava marcada para este ano, mas foi adiada para 2022 – apesar de manter a designação CAN’2021 – para não coincidir com a Copa América e o Euro2020, que também foram adiados devido à pandemia da covid-19.

PUB

PUB

PUB

To Top