Enquadrado no dia de hoje, 27 de Março, Dia da Mulher Cabo-Verdiana, o Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca, destacou o papel da mulher no desenvolvimento do país e aproveitou a ocasião para convidar a todos para uma reflexão sobre o estatuto da mulher e a falta que faz a mudança de paradigmas.
Na mensagem dirigida às mulheres cabo-verdianas pelo 27 de Março, o Presidente da República realçou o papel da mulher, onde frisou que ela é o pilar fundamental da nossa sociedade, sem esquecer que a mulher é a força motriz dentro das famílias.
“Não sei se existem muitos países que celebrem o dia nacional das suas mulheres. Para nós, o Dia da Mulher Cabo-Verdiana tem um significado muito especial e representa um momento de alegria e reconhecimento de um valor de que somos todos tributários e reflete, igualmente, a necessidade inequívoca de uma mudança na nossa sociedade”, sublinhou.
Além do seu papel essencial no seio familiar, o chefe de Estado fez referência o posicionamento e conquistas das mulheres dentro das organizações, dentro e fora do país. Frisou ainda que o nível de desenvolvimento atingido por Cabo Verde deve-se, em partes, pelo contributo das suas mulheres.
“No ano em que vamos completar 46 anos de independência, temos à nossa volta um Cabo Verde completamente diferente a todos os níveis. Se hoje estamos num nível de desenvolvimento invejável e sonhado por muitos, devemo-lo, também, em grande parte, às mulheres das ilhas. Devemo-lo às mães incansáveis, à sua aposta na educação dos seus filhos, à sua coragem e determinação, à sua eterna esperança”, ressaltou, acrescentando que a mulher cabo-verdiana ocupa lugar de destaque nas diferentes áreas.
Jorge Carlos Fonseca enalteceu também as conquistas na sociedade, na equidade e na igualdade salarial perante os homens e salientou que ainda há caminho a percorrer no que diz respeito à eliminação da violência contra as mulheres.
C/ Inforpress